Quatro dicas para iniciar seu próprio negócio
A experiência não é uma delas. Afinal, antes da experiência, você precisa fazer algo pela primeira vez.
Vamos supor que um sonho gigante enche sua mente todos os dias. É algo que martela em sua cabeça, dizendo que você pode mais. Mas isso é imediatamente seguido pelo pensamento: “Eu nunca fiz nada assim”. Então você não faz nada. Você não age sobre esse sonho porque nunca o fez antes. Porque simplesmente o medo domina suas ações.
Ninguém que está iniciando seu primeiro negócio tem experiência em iniciar um negócio . As pessoas que obtêm sucesso são aquelas que optam por deixar de lado a falta de experiência e se apoiar em outras habilidades para iniciá-las.
Se você é um empreendedor que procura alavancar seu primeiro negócio ou alguém que deseja alavancar habilidades fora da sua função atual, veja como você pode tornar-se mais valioso do que qualquer experiência.
1. Torne-se excessivamente ansioso para aprender.
Se tudo o que você quer fazer é falar sobre você e suas idéias, você está limitando seu potencial de aprender. Fale menos, ouça mais.
Cerque-se de pessoas que possam ensiná-lo e, em seguida, ouça ativamente o que eles têm a dizer. Coloque-se na posição em que você é a pessoa menos experiente na sala e absorva todas as informações possíveis. Afinal, toda pessoa sabe de algo que você não sabe.
Quando se trata de aprender, não se ache demais. Claro que você pode aprender com livros, mentores e aqueles que admira, mas não se esqueça de aprender com você mesmo ao longo do caminho. Passe um tempo refletindo sobre suas experiências para extrair lições poderosas das vitórias e perdas. Use seu passado para impulsionar suas ações para a frente. Quanto mais rápido você aprender, mais rápido você irá.
2. Aproveite sua força de vontade
Não importa mais quem tem mais experiência. O que importa é quem pode obter o conhecimento mais rapidamente. Se você não tem a experiência que deseja, aprenda como obtê-la. Isso pode criar uma rede de pessoas a quem recorrer, ler blogs e artigos oportunos ou participar de cursos. Você encontra muitas fontes on line.
Dada a quantidade infinita de recursos disponíveis hoje, não há desculpas por falta do conhecimento necessário. Aqueles que estão dispostos a ir além são os que avançam.
No mundo de hoje, você não precisa mais saber como fazer cálculos. Você simplesmente precisa saber como usar uma calculadora.Você tem os recursos e ferramentas tão acessíveis hoje em dia, que o que precisa apenas é ter força de vontade.
3. Mantenha a humildade o tempo todo.
Humildade é uma característica que retrata a autoconfiança. Enquanto todo mundo está andando por aí pregando o quão grande eles são, use a humildade para permanecer firme com uma confiança inabalável.
O importante a ser observado aqui é que a pessoa mais humilde é mais acessível. Essa acessibilidade cria um envolvimento mais consistente com as pessoas, e isso pode ser de grande ajuda.
Não se auto-promova, nem retrate algo que você não é. Quando você falar honestamente sobre sua experiência, ou a falta dela, faça-o com humildade e mantenha sua confiança. Lembre-se: a humildade escuta. Quando você se torna humilde, fica mais receptivo à escutar a opinião dos outros, que pode ajudá-lo a dar um passo adiante. Quando você pede um feedback, pode descobrir idéias que estariam escondidas caso você não pedisse.
4. Crie uma estratégia antes de começar
Muitos empresários começaram seus negócios sem nenhuma estratégia ou plano para fazê-lo crescer. Eles tentam fazer tudo de uma só vez, atirando para todos os lados, sem acertar o alvo. Tiveram que refazer o trajeto, muitas vezes.
Portanto, qualquer estratégia é melhor do que nenhuma estratégia. Um ponto de partida é melhor do que tentar tudo, e não conseguir nada. Escolha seu foco e concentre-se nele para ter sucesso.
Vai começar a vender online? Foque na qualidade de seu site. Vai montar um sistema de delivery em seu restaurante? Capriche nos profissionais que vai contratar.
Muito empreendedores começam com apenas uma estratégia, mas hoje em dia evoluíram tanto que conseguem até formar estratégias para outras empresas.
Inspire-se!